Logo
Logo
blonel-em-noticias

comprovacao-tecnica

Monitorada pela Universidade de Illinois (EUA), em extremas condições de rusticidade na Chapada dos Veadeiros (GO), os bezerros filhos de Blonel sobre as vacas zebuínas, obtiveram o primeiro lugar no peso à desmama, tanto de macho como de fêmea, superando em 22% a média geral.

A superação dos resultados obtidos inclusive sobre suas próprias raças-base, se fundamenta no fenômeno científico da “heterose”, potencializando as qualidades máximas de carne, precocidade e conversão alimentar advindas do Blonde, com as de rusticidade, praticidade e adaptabilidade do Nelore.


blonel-em-noticias

Merecem destaque duas comprovações dos sucessivos ganhos para quem utiliza essa genética híbrida do Blonde com raças zebuínas. Os trabalhos são independentes, mas se complementam na abordagem que inicia com os custos da concepção, passa pelo abate no frigorífico e pela lucratividade (tanto no rendimento da carcaça como nas peças cortadas), chegando à degustação dos bifes grelhados, no prato do restaurante.
A família Ortemblad, criadora da consagrada raça zebuína Tabapuã, em consórcio com a Unesp, desenvolveu o projeto denominado Tab 57, visando três objetivos básicos: intensificação do uso do solo, redução de custos e ganho de peso por animal.
Segundo o Relatório Técnico de Avaliação de Carcaça, apresentado ao final dos trabalhos pelo professor Pedro de Felício, o lote de novilhos de cruzamento com a raça Blonde em regime de pasto, abatido com 20,5 meses de idade, foi o que atingiu o maior peso líquido: 19,11 arrobas, quase uma arroba a mais do que o 2º colocado.


A superioridade também foi comprovada em outras quatro avaliações:

comprovacao-tecnica


A conclusão do projeto destaca que o uso de genética superior e manejo adequado mostra ser real a produção de novilhos criados a pasto, com lotação de 2,28 UA/ha (Unidade Animal por hectare) ao longo do período de 31 meses e quatro dias, decorridos desde a concepção até o abate, com o custo de apenas R$ 22,51 por arroba, quando esta era cotada a R$ 50,00. Ou seja, lucro superior a 120 %. Em outro importante trabalho técnico, encomendado por um renomado Grupo para sua rede de fast food, especializada em carnes grelhadas, todos os resultados foram favoráveis ao produto híbrido Blonde x Nelore, que ao final dos testes recebeu a credencial de “Carne escolhida conforme Padrão”.
O relatório descreve que a avaliação considerou as características desejáveis sob os pontos de vista de: Produção a pasto; Industrialização frigorífica; Porcionamento dos cortes nobres; Características organolépticas da carne.
Com o objetivo de analisar as diferenças na qualidade de carne e relação entre tipo bovino e produção de carnes nobres, foram abatidos pela Fricarnes Alimentos Indústria e Comércio Ltda, cinco lotes bovinos, todos criados exclusivamente a pasto, com sal mineral comercial e tratamento normal, acompanhados desde o processo de engorda até o aproveitamento de bifes grelhados. Os testes foram encerrados com a prova de degustação. C Foram escolhidos cinco biótipos distintos para a composição de cada lote abatido, aqui identificados pela ordem de suas classificações finais e respectivas siglas:
1 - (Blo/Nel) = Novilho Blonde x Nelore (24 meses);
2 - (Boi/Nel) = Boi Nelore de boa qualidade (33 meses);
3 - (NovNel) = Novilha Nelorada de boa qualidade (30 meses);
4 - (Compo) = Novilho Composto Taurino;
5 - (CruzHo) = Boi Cruzado Holandês (38 meses).

Para ilustrar, ao final seguem os quadros comparativos no aproveitamento de algumas das peças analisadas e provadas em degustação. Os números dos trabalhos técnicos apresentados demonstram a superioridade do híbrido Blonde x Nelore em todos os testes realizados.

comprovacao-tecnica
comprovacao-tecnica
comprovacao-tecnica
comprovacao-tecnica

Além da economia de tempo e custos no ciclo de cria, recria e engorda, foram obtidos ganhos expressivos no processo completo da indústria frigorífica, até sua comercialização final, chegando à mesa do consumidor a carne mais macia e saborosa, conforme o teste de degustação comprovou.